A campanha de conscientização tem o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
O Outubro Rosa, já faz parte do calendário de ações da URI em todos os Câmpus há muitos anos. A campanha de conscientização tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
Em muitas cidades, os cursos da área da saúde da Universidade divulgam as maneiras corretas para que as doenças possam ser prevenidas e, quando necessário, diagnosticadas precocemente. Garantindo assim, a busca pelo tratamento correto.
Mas a URI também tem em sua trajetória, pessoas que vivenciaram essa experiência. Seus relatos, são gotas de esperança e frescor à quem passa por momentos tão sensíveis e precisa apenas saber que: tudo vai dar certo.
"A descoberta de um câncer é como estar trilhando em caminho seguro e agradável e se deparar, de repente, com uma grande pedra.
Essa pedra pode interromper para sempre a sua jornada.
Você não pode ir adiante, mas também não pode voltar...é o ponto final.
Mas, essa pedra pode, também, se tornar um ponto de parada para descansar um pouco, para refletir sobre o sentido da sua vida, se transformando em muitos pontos de interrogação ??????
Você fica triste, chora..., mas, não desanima! Reúne todas as suas forças e decide partir em busca da cura.
Para isso, precisa eleger o tratamento, escolher profissionais de excelência para conduzir esse tratamento de modo que possa se entregar com total confiança...ser disciplinada, confiar na ciência médica e vislumbrar no horizonte a sua cura.
O Amor do seu parceiro de vida, da família, d@s amig@as é vital!
A Fé em Deus é fulcral!
Aí, passado o tempo de dor, incerteza e medo, você supera tudo e, tal qual Fênix, ressurge das cinzas e retorna com um novo ponto, agora de exclamação: a vida
é presente!!! Gratidão!!!!
Fica a dica: cuide da sua saúde, tenha amor no coração e se dedique à sua família e ao seu trabalho buscando sempre construir, no presente, um mundo melhor".
Este é o depoimento da Professora Doutora Neusa Maria John Scheid, Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI e uma pessoa que pode ser considerada referência nessa vivência.
Saiba mais sobre como prevenir e buscar tratamento AQUI.