Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Perguntas frequentes - PROFESSORES:

  1. O que preciso fazer para participar como orientador de IC/ITI?

Para participar como orientador de alunos de IC/ITI o professor deve elaborar um projeto de pesquisa e fazer sua inscrição no edital aberto anualmente, ser classificado com bolsa, depois poderá selecionar os alunos bolsistas. O cronograma está disponível em https://www.reitoria.uri.br/pt/page/pesquisa.

ATENÇÃO! Acompanhe o calendário de atividades, pois as inscrições para os pesquisadores geralmente são no início de cada ano. Professores que não se inscreveram e não tenham seus nomes publicados na lista de classificação não poderão ter alunos cadastrados durante a vigência do edital em questão.

Maiores detalhes sobre os projetos e deveres do professor são encontrados Edital e Manual da Pesquisa, disponíveis em https://www.reitoria.uri.br/pt/page/pesquisa.

 

  1. Onde encontro os modelos de Projeto de Pesquisa e Plano de Trabalho de bolsista para IC/ITI?

Os modelos estão disponíveis na página da Reitoria em: https://www.reitoria.uri.br/page/termos-de-compromisso-formularios-e-modelos-de-pesquisa.

 

  1. Tem um tamanho máximo para o Projeto e o Plano de Trabalho de Bolsista?

Sim, Projeto:           Extensão máxima para o projeto completo, incluindo a capa, é 15 páginas, não ultrapassando 500 KB.

PTB: Extensão máxima para o PTB completo, incluindo a capa, é 03 páginas, não ultrapassando 250 KB.

 

  1. Esqueci minha senha de acesso ao SPURI. O que eu faço?

Clique no link “Recuperar Senha”. Na nova janela que será aberta, preencha os dados solicitados e a senha será enviada para o e-mail do orientador, em horário comercial.

 

  1. Quantos alunos o professor pode orientar em um mesmo Edital?

Essa informação dependerá do Edital, sendo que o professor poderá orientar até 02 alunos distribuídos ou não no conjunto dos programas.

Por exemplo:

O professor pode ter até 3 bolsas de acordo com sua qualificação:

1 bolsista CNPq;

1 bolsista URI (URI: PIIC/REDES/MEMÓRIA);

2 bolsistas URI (URI: PIIC/REDES/MEMÓRIA);

1 bolsista FAPERGS.

Ou seja, a soma total dos alunos no conjunto dos programas de bolsa não pode ser superior a 04 alunos.

 

  1. Quantos projetos um professor pode inscrever no Programa?

Cada orientador poderá inscrever apenas um projeto, optando por até dois programas ofertados no Edital, em que seu projeto se enquadre, conforme às especificidades de cada um. Podendo ter mais de um plano de trabalho se deseja ter mais de um bolsista no projeto.

 

  1. Mais de um aluno pode desenvolver um único Plano de Trabalho?

Não. Cada aluno deverá ter um Plano de Trabalho individual.

 

  1. Como inserir aluno no Projeto?

A inserção de alunos ocorre somente via sistema, pós a implementação do projeto. Se o aluno está cadastrado no sistema, basta clicar em Indicação de Bolsista, Conectar Servidor da Reitoria, selecionar o projeto, o plano de trabalho o nome do aluno e, informar a carga horária da bolsa.

 

  1. Quais documentos e/ou informações são necessários para o professor cadastrar o aluno no programa pelo Sistema?

Para cadastrar, precisa enviar para o e-mail pesquisa@reitoria.uri.br, as seguintes informações: CPF, Nome Completo, Data de nascimento e E-mail.

 

  1. Como solicitar a substituição de um bolsista? 

O orientador fará a seleção do novo bolsista e deve encaminhar a solicitação, acompanhada de justificativa e Termo de Compromisso, devidamente assinado, ao Coordenador Local do CIAP.

Para substituição de bolsista FAPERGS:

Deverá ser encaminhado também, à PROPEPG, o Formulário de Substituição e/ou Cancelamento, disponível no site www.fapergs.rs.gov.br (Todos os campos do formulário são de preenchimento obrigatório).

No sistema SigFAPERGS, o bolsista substituto deve fazer seu cadastro, e anexar no link Dados Pessoais/Envio de Documentos Pessoais/Tipo de Documento/Outros Documentos Pessoais: cópia do CPF e RG (ambos os lados do documento), do Comprovante de Matrícula atualizado, e documento com número da conta e agência no BANRISUL, na qual os recursos serão depositados.

 

 

  1. Qual o prazo para substituição de bolsista no Programa? 

O orientador tem 30 dias para solicitar a substituição, sendo que:

É vedada a substituição do bolsista nos 02 (dois) meses que antecedem o prazo final de vigência do Projeto;

As substituições nos programas fomentados pelo CNPq, devem ser encaminhadas, ao Setor de Pesquisa da PROPEPG, até o 10º dia de cada mês e será implementada para pagamento no mesmo mês, exceto no mês de dezembro em que as solicitações devem ser encaminhadas até 01/12. Após este prazo a substituição do bolsista será implementada para pagamento no mês seguinte. Ressalta-se a responsabilidade do bolsista em enviar o termo de aceite encaminhado pelo CNPq até o 15° dia do mês, sendo que substituições em dezembro devem ser encaminhados até 05/12, para pagamento no mesmo mês.

As substituições dos programas da FAPERGS podem ser efetuadas, efetuadas no prazo de 01/10/2021 até 10/07/2022. As substituições deverão ser encaminhadas ao CIAP/PROPEPG até o dia 05 de cada mês para implementação da bolsa no próprio mês. Solicitações encaminhadas após esta data serão implementadas no mês seguinte.

 

  1. Como faço para visualizar o relatório de meu bolsista e lançar Parecer?

Acesse o SPURI, on-line, clique em ‘Parecer Relatórios’. Se o aluno já tiver lançado o relatório, na coluna Relatório/Parecer, clique em ‘Relatório sem PARECER do Orientador lançado no Sistema’. Será aberta uma nova tela onde consta o resumo e poderá fazer o download do relatório e, se necessário lançar o parecer.

 

  1. Como faço para renovar meu Projeto de IC/ITI?

Precisa prever em seu projeto e, informar no sistema, uma duração superior a um ano, seu bolsista precisa enviar o relatório parcial, no período que antecede a abertura do Edital anual, no qual, deverá cadastrar um novo Plano de Trabalho do Bolsista, referente ao presente Edital.

 

  1. Não poderei acompanhar meu aluno durante o SIICITec. O que devo fazer?

Caso não possa comparecer, é obrigatório o envio de justificativa de ausência à PROPEPG.

 

  1. Declaração SisGen?

Antes da publicação/apresentação dos resultados no relatório final, o orientador precisa providenciar o registro no SisGen, quando for o caso, ou apenas enviar Declaração do SisGen, referente a Projeto de Pesquisa/Relatório à Comissão do Câmpus.

 

  1. Como solicito certificados de Orientação na IC/ITI? 

Basta preencher o formulário: https://forms.gle/WVsNmMfyaqDovNkT8

O certificado será enviado por e-mail.

IMPORTANTE: o prazo para a PROPEPG enviar o certificado é de até 10 dias úteis.

  

  1. Posso orientar alunos estando em afastamento da Universidade?

Para afastamentos inferiores a 60 dias, o professor deve prover meios de garantir as orientações. Para afastamentos acima de 60 dias consecutivos, deverá comunicar à Coordenação do CIAP para desligá-lo do Programa. Nesse caso, poderá passar para outro orientador concluir a bolsa ou retorná-la à coordenação de IC/ITI para redistribuição, obedecendo a lista de classificação.