Diante de uma sociedade que se importa mais com a saúde e qualidade de vida, a Fisioterapia ganhou um espaço especial. Este profissional cuida da recuperação de pacientes no que diz respeito aos seus movimentos e atua na prevenção e recuperação de lesões musculares.
As perspectivas para o mercado de trabalho são animadoras, visto que o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconhece 15 áreas: fisioterapia em acupuntura, aquática, cardiovascular, dermatofuncional, esportiva, em gerontologia, do trabalho, neurofuncional, em oncologia, respiratória, traumato-ortopédica, em osteopatia (terapia que busca a origem de dores e problemas de saúde), em quiropraxia (usada para tratar problemas articulares, especialmente da coluna vertebral), em saúde da mulher e em terapia intensiva.
A URI assegura uma formação generalista buscando formar profissionais para atuarem na educação para a saúde, de forma a promover, proteger e recuperar a saúde. O egresso terá um senso ético, crítico, inovador, sensível e respeitador das necessidades histórico-culturais da população.
5 anos