Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

URI Cast: Pró-Reitora de Pesquisa da URI fala sobre a atuação de mulheres na Ciência

11/02/2022 11:35

No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a Profa. Dra. Neusa Maria John Scheid, bateu um papo sobre o tema na Rádio Virtual FM 104,7.

Gabriela Lago, Assessora de Comunicação e Eventos da URI Reitoria

Pró-Reitora da URI, Profa. Dra. Neusa Maria John Scheid, em entrevista para a rádio Virtual FM (URI Reitoria/Divulgação)

No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, lembrado nesta sexta-feira (11), a Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Profa. Dra. Neusa Maria John Scheid, fala sobre a atuação das mulheres nesta área. Ela participou de um bate-papo com a jornalista Najaska Martins, sobre o tema, na Rádio Virtual FM 104.7, em Erechim, nesta manhã.

Durante a entrevista a professora destacou o papel das empresas em criar condições para que as mulheres possam manter as próprias carreiras.

"As condições que as mulheres têm para acessar postos de gestão ou de coordenação de projetos maiores, são de maior dificuldade porque ainda existe aquela ideia: ‘ela é ótima, mas já está casada, vai querer ter filhos, vai ficar fora. São essas questões que a sociedade precisa ver de forma diferente, não só na ciência, mas em outras carreiras também. Quer dizer, que o perfil de profissional que eu preciso, independe de ser homem ou mulher. Se for mulher, aquela que chegar com toda a competência e não tiver as mesmas oportunidades para crescer na carreira, precisa que a empresa também se preocupe em fazer com ela tenha essas oportunidades. Por exemplo, o currículo da mulher muitas vezes é excelente, mas dá uma parada porque ela teve um filho. Isso não constava no currículo lattes, que é o nosso currículo de pesquisador. Agora nós já temos como colocar. Quando meus filhos nasceram, nos primeiros cinco, dez anos, eu praticamente não produzi muita coisa. A mulher que tem um filho vai voltar a produzir quando tiver condições", defende.

Em 2015, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituiu a data de 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O objetivo é de fortalecer o compromisso global com a igualdade de direitos entre homens e mulheres, principalmente do ponto de vista da educação.

Confira a entrevista na íntegra no URI Cast