Obra reflete sobre a validade de avaliações padronizadas para países com culturas distintas, num comparativo entre Brasil e Portugal.
Gabriela Lago, Assessoria de Comunicação e Eventos URI Reitoria
Pró-Reitora Edite Maria é a autora de livro que questiona avaliações do PISA (URI Reitoria/Divulgação)
A Pró-Reitora de Ensino Edite Maria Sudbrack é a autora do livro “As razões do PISA: regulações transnacionais e indução de políticas educativas”, publicado este ano. O trabalho é resultado de estudos realizados durante o pós-doutorado desenvolvido entre 2018 e 2020, no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, em Portugal.
O trabalho questiona os mecanismos usados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), instrumento internacional de avaliação que induz o desenvolvimento de políticas educacionais.
"A obra reflete sobre a validade de avaliações padronizadas para países com culturas distintas, num comparativo entre Brasil e Portugal", explica a Pró-Reitora.
O trabalho contou com a supervisão da pós-doutora pela Universidade de Aveiro, Dora Maria Ramos Fonseca. A primeira edição pode ser encontrada nos formatos impresso e digital.
Livro está disponível nos formatos impresso e digital (URI Reitoria/Divulgação)
O que é o PISA?
De acordo com o Ministério da Educação, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), tradução de Programme for International Student Assessment, é um estudo comparativo internacional feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Os resultados do programa permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades dos próprios estudantes em comparação com os de outros países. Além de servir para o desenvolvimento de políticas e práticas aplicadas educacionais com o objetivo de melhorar a qualidade e a equidade dos resultados de aprendizagem.
O PISA é realizado a cada três anos e oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. Os dados são vinculados aos backgrounds e atitudes em relação à aprendizagem. Além dos principais fatores que moldam a aprendizagem, dentro e fora da escola.