Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Diploma digital: URI emite mais de 600 documentos em menos de um mês

30/03/2022 09:58

De acordo com o MEC, desde o dia 1º de janeiro de 2022, todo e qualquer diploma de graduação no Brasil deve ser digital.

O aluno receberá diploma digital por e-mail (MEC/Divulgação)

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) já emitiu 604 diplomas digitais até esta quarta-feira (30). Os documentos foram enviados por e-mail para os estudantes dos seis câmpus da instituição (Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Santiago e Cerro Largo), que concluíram a graduação presencial no segundo semestre de 2021. O envio começou a ser realizado no dia 11 deste mês.

O diploma digital é uma determinação do Ministério da Educação e passou a ser obrigatório a partir de 1° de janeiro deste ano. As instituições têm 60 dias para expedir o documento a partir da colação de grau e mais 60 dias para registrá-lo.

Como funciona

O aluno é notificado por e-mail pela instituição. A URI encaminha uma representação visual do diploma digital, um arquivo em PDF do histórico escolar assinado digitalmente; um arquivo em XML do diploma digital; link para a validação do diploma e link para a validação do arquivo XML no MEC.

Para verificar a autenticidade do documento, após recebe-lo por e-mail, o aluno deve acessar o portal do MEC e verficiar a conformidade do diploma neste link. É importante destacar que a representação visual do diploma digital não tem validade legal, o que vale é o arquivo XML.

A validade do documento é garantida por assinatura com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais.

Para mais dúvidas acesse o portal do MEC

Diploma digital

De acordo com o Ministério da Educação, “o diploma digital de curso superior de graduação é o documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais.”

A proposta do MEC é promover a modernização de documentações acadêmicas, aliada às exigências da legislação educacional, e evitar fraudes ao reforçar a segurança para registro e emissão destes documentos.

Segundo o Ministério da Educação, a inovação permitirá desburocratizar o processo de geração e emissão do diploma, além de economizar tempo e custo do serviço.

Workshop

Em fevereiro deste ano, a Pró-Reitoria de Ensino (PROEn) promoveu o workshop on-line “Diplomação Digital: Implantação na URI”, com o objetivo de preparar todos os colaboradores das secretarias dos câmpus, diretores e funcionários do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) para emissão do documento.