Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

CPA

 

Você sabe como a avaliação institucional influencia em sua vida na universidade ou fora dela? Respondendo ao questionário online, em períodos pré-determinados pela Comissão Própria de Avaliação, são conhecidas as fortalezas e fragilidades da Instituição de Ensino Superior (IES), pois são avaliados o ensino-aprendizagem, a gestão, a infraestrutura e os serviços. É somente identificando, por meio da sua opinião, o que pode mudar e o que melhorou na URI, que a instituição conseguirá planejar e implementar melhorias necessárias.
A Comissão Própria de Avaliação é executora de parte do processo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e coordena o processo interno de autoavaliação institucional. É esta comissão que busca consolidar na URI a cultura da avaliação em um processo reflexivo, sistemático e contínuo. Ela organiza o sistema de informação e divulgação de dados com a participação dos diferentes segmentos da universidade.
Cada unidade da IES possui a sua CPA, com representantes docentes, discentes, dos funcionários e da comunidade, os quais estão conectados diante da importância da avaliação.
 

 

A avaliação institucional é uma prática existente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões desde agosto de 2003. Como instituição comunitária e membro do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG, aderiu ao Programa de Avaliação Institucional das Universidades que compõem o COMUNG - PAIUNG. Para isso a URI criou uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), com a função de coordenar, articular o processo interno de avaliação, previamente existente, bem como disponibilizar e divulgar informações, utilizando instrumentos unificados para as diferentes unidades.

Em 2004, com a implementação da lei dos SINAES, foi aprovado o Projeto de Avaliação Institucional da URI, vinculado ao Programa de Avaliação Institucional – 2003-2007. Em 2008, através da resolução 1170/CUN/2008 foi aprovado o Programa Permanente de Avaliação Institucional - PAIURI. Este programa contempla as diferentes dimensões do SINAES, que norteiam o processo avaliativo: a dimensão da graduação, da pós-graduação, da pesquisa, da extensão e da gestão institucional. O PAIURI foi atualizado nos anos de 2015, 2019 e 2021 pelas respectivas resoluções: Resolução 2062/CUN/2015; Resolução 2622/CUN/2019 e Resolução 3088/CUN/2021.

Este documento além de apresentar a concepção de avaliação, destaca o objetivo geral desta comissão, ou seja, Avaliar sistemática e permanentemente a Universidade em todas as dimensões do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/PPI), Plano de Gestão e do SINAES e Subsidiar o processo de planejamento e desenvolvimento institucional. Destaca também os objetivos específicos:

- Manter e desenvolver um processo participativo, contínuo e sistemático de avaliação, estimulando a autoavaliação e a avaliação externa como práticas institucionalizadas;
- Acompanhar o Plano se Desenvolvimento Institucional (PDI/PPI) e Plano de Gestão com vistas à manutenção do compromisso da instituição como comunitária;
- Constituir metodologia adequada à avaliação com base nos documentos institucionais e do SINAES;
- Diagnosticar as potencialidades e as fragilidades da URI, visando à melhoria da qualidade das atividades e dos processos desenvolvidos na gestão e nos programas e projetos de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação;
- Informar à comunidade interna e externa das atividades desenvolvidas nas dimensões
da graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e gestão.

Afim de atender a tais objetivos a CPA, desenvolve seu trabalho a partir de seis etapas que interagem entre si e são permanentes: Sensibilização e Mobilização; Autoavaliação ou Avaliação Interna; Análise e Divulgação dos Resultados; Avaliação Externa; Meta-avaliação e Relatório de Autoavaliação.

No que tange a Autoavaliação aplica instrumentos para os segmentos: acadêmicos, professores, coordenadores de Curso, funcionários técnico-administrativos, gestores e comunidade externa, os quais seguem um organograma também apresentado no PAIURI.

Para o efetivo desenvolvimento do Programa Permanente de Avaliação Institucional, a CPA rege-se pelas normas vigentes do SINAES, legislação e pelo regulamento da mesma, aprovado através da Resolução Nº 2623/CUN/2019. Neste regulamento são apresentados entre outros, os objetivos da CPA, a composição e mandato e as atribuições.

A CPA da URI, vinculada a Pró-Reitoria de Ensino, é responsável pela operacionalização de todo o processo avaliativo da URI, e está constituída pela Portaria Nº 3770, de 06 de maio de 2024, composta por 12 membros, representantes dos professores, acadêmicos, funcionários técnico-administrativos e sociedade civil organizada. Tem representantes de todas as unidades, visando à maior integração entre as mesmas, bem como das ações a serem realizadas.

Além da CPA/URI cada câmpus também possui uma CPA local. Para o efetivo desenvolvimento da Avaliação Institucional no ambiente do câmpus a CPA local também tem um regulamento o qual está em consonância com o Regulamento da CPA/URI.

PORTARIA Nº 3829, de 26 de agosto de 2024.
 
    • Art. 1º Alterar a composição da Comissão Própria de Avaliação - CPA, da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões – URI, responsável pela operacionalização de todo o processo avaliativo da Universidade e, passará a ter a seguinte composição:
• Simone Fátima Zanoello – Câmpus de Erechim – Coordenadora
• Cinara Dal Santo Pes – Câmpus de São Luiz Gonzaga – ViceCoordenadora
• Maria Cristina Gubiani Aita – Câmpus de Frederico Westphalen
• Daniela Pereira Gonzalez – Câmpus de Santo Ângelo
• Maximiliano Oliveira da Silva – Câmpus de Santiago
• Lucas Seffrin Zorzo – Câmpus Avançado de Cerro Largo
• Maria Luiza Neis Lock – Representante Discente da Câmpus Avançado de Cerro Largo
• Vitória Prado de Oliveira – Representante Discente do Câmpus de Santo Ângelo
• Marisa de Jesus Morais Garay – Representante da Comunidade Externa do Câmpus Avançado de São Luiz Gonzaga
• Ronaldo Jornada Lavarda – Representante da Comunidade Externa do Câmpus de Santiago
• Mirian Azevedo Rodrigues – Representante Técnico-administrativo do Câmpus de Frederico Westphalen
• Sandra Milbrath Vieira – Representante Técnico-administrativo do Câmpus de Erechim
 
    • Art. 2º A presente Portaria entra em vigor na presente data, revogandose a Portaria nº 3724, de 09 de novembro de 2023.

A avaliação dos cursos presenciais é aberta em dois períodos, um no primeiro e outro no segundo semestre. Para a coleta das manifestações, a URI dispõe de um programa informatizado, desenvolvido especificamente para este fim, que recebe e organiza todas as informações, possibilitando a sistematização em diversos recortes, conforme figura 1.


Figura 1: Organograma da autoavaliação na URI – modalidade presencial

A avaliação dos cursos na modalidade EAD, ocorre ao término de cada módulo, ou seja, quatro vezes ao ano. Para a coleta das manifestações, a URI encaminha link do formulário eletrônico, via tutores, aos diferentes segmentos participantes da autoavaliação conforme a figura 2.

 

Figura 2Organograma da autoavaliação na URI – Modalidade EAD